Diminuindo os vícios digitais
AUTORA
Professora Jamile Ribeiro Mussi, quinto ano A
Os alunos do 5º ano da Escola Maria de Lourdes de Oliveira Taques realizaram uma atividade com o objetivo de reduzir os vícios digitais. A proposta teve início com uma roda de conversa, na qual os estudantes refletiram sobre a influência das telas em seu cotidiano. Em seguida, assistimos a um vídeo educativo em parceria com a Unimed Ponta Grossa, que serviu como ponto de partida para aprofundarmos a discussão.
Após o vídeo, os alunos realizaram uma pesquisa para identificar o tempo que cada um passa diariamente diante de aparelhos eletrônicos. Divididos em quatro grupos, os estudantes organizaram os dados coletados e construíram gráficos ilustrando os resultados da turma.
Como etapa final, aceitamos o desafio proposto pela Unimed. Observando que a maioria apresentava sinais de dependência digital, cada aluno criou alternativas práticas para reduzir o tempo de exposição às telas. As metas foram registradas em papel com o compromisso de serem cumpridas durante uma semana. Ao término desse período, os alunos farão novamente os gráficos para comparar os resultados e verificar se houve diminuição no uso de telas.
Professora Jamile Ribeiro Mussi, quinto ano A
Os alunos do 5º ano da Escola Maria de Lourdes de Oliveira Taques realizaram uma atividade com o objetivo de reduzir os vícios digitais. A proposta teve início com uma roda de conversa, na qual os estudantes refletiram sobre a influência das telas em seu cotidiano. Em seguida, assistimos a um vídeo educativo em parceria com a Unimed Ponta Grossa, que serviu como ponto de partida para aprofundarmos a discussão.
Após o vídeo, os alunos realizaram uma pesquisa para identificar o tempo que cada um passa diariamente diante de aparelhos eletrônicos. Divididos em quatro grupos, os estudantes organizaram os dados coletados e construíram gráficos ilustrando os resultados da turma.
Como etapa final, aceitamos o desafio proposto pela Unimed. Observando que a maioria apresentava sinais de dependência digital, cada aluno criou alternativas práticas para reduzir o tempo de exposição às telas. As metas foram registradas em papel com o compromisso de serem cumpridas durante uma semana. Ao término desse período, os alunos farão novamente os gráficos para comparar os resultados e verificar se houve diminuição no uso de telas.
Comentários
Postar um comentário