Fogo Simbólico da Pátria

Autora: professora Vanessa Gomes Amaral, 5ºA

Os alunos do 5º ano A - professora Vanessa Gomes Amaral, da Escola Municipal Maria de Lourdes Oliveira Taques do município e Jaguariaíva, estiveram presentes hoje, 02 de Setembro, na solenidade da corrida do Fogo Simbólico da Pátria. 

O Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1937, no Rio Grande do Sul, quando um grupo de patriotas procurava um símbolo que bem representasse o calor patriótico do povo brasileiro. Assim surgiu a ideia do Fogo companheiro do homem desde a pré história. 

Aprovada a ideia, foi decidido que o símbolo receberia a denominação de Fogo Simbólico da Pátria e que deveria percorrer todo o território nacional, em peregrinação cívica.

A Liga da Defesa Nacional (LDN), criada por Olavo Bilac, se juntou aos idealizadores e criou a corrida do Fogo Simbólico da Pátria evento realizado pela primeira vez em 1938, num percurso e 26 km entre as cidades e Viamão e Porto Alegre.

Entusiasmados com o evento, os alunos percorreram seu curto trajeto, de inestimável valor pela participação.

Em nosso município, o ato da corrida do Fogo Simbólico da Pátria  acontece desde 2009, com a inciativa do saudoso prefeito Otélio Renato Baroni, que resgatou ações de patriotismo e civismo na cidade de Jaguariaíva.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioma em Rede

Tableau vivant (pintura viva)