Trabalhando com manchetes e notícias

Texto da professora Vera Lúcia Martins de Sousa.

OBJETIVO(S): Trabalhar manchetes e notícias suas características e os sentimentos que elas despertam no leitor; questionar o conteúdo de uma manchete e de uma notícia; verificar se os sentimentos permanecem os mesmos; refletir, através de questionamento, o conteúdo da manchete e da notícia.

METODOLOGIA: Foi apresentado para os alunos o Jornal da Manhã do dia 13/03/2018(terça-feira). Em seguida:
Divididos em cinco equipes, relembramos o que é uma manchete e qual a sua função dentro do jornal;
Foram escolhidas pelos os alunos cinco manchetes e cinco notícias, recortadas e anexadas ao quadro e de uma a uma foi feita a leitura e o levantamento dos sentimentos provocados por elas;
Os alunos colocaram as manchetes e as notícias em uma cartolina e oralmente cada grupo fez um resumo de sua manchete e de sua notícia escolhida;
Escolheram uma das notícias para ser debatido o tema e trocaram opiniões.

Como mediadora fiz diversos questionamentos despertando a criticidade dos alunos que fizeram um paralelo entre o que a notícia indica e a realidade que eles vivenciam nos bairros e na cidade como um todo; leitura da reportagem do jornal para completar a reflexão; foi realizado um novo levantamento das emoções que a notícia escolhida provocou após uma discussão reflexiva sobre o assunto‘‘QUADRILHA ARMADA COM FUZIS ASSALTA SUPERMERCADO DE PG’’, foram pesquisadas no dicionário palavras desconhecidas; foi realizado um debate do tema proposto pela manchete; coletivamente foi elaborada uma conclusão sobre todo o trabalho desenvolvido e confeccionado cartazes.

RESULTADOS: Produção textual; ampliação do conhecimento e vocabulário, confecção de cartazes.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cultivando gratidão e irradiando compaixão

Bioma em Rede